Seguidores


quarta-feira, 17 de março de 2010

Aquecimento climático aumenta risco de epidemias

Conclusões de estudo apresentado na edição de hoje da revista Science indicam que o aquecimento do clima do planeta trará um crescimento dos riscos de doenças epidêmicas para animais e plantas terrestres, com o conseqüente aumento de riscos para o homem.

Pesquisadores do Centro nacional de análise ecológica dos Estados Unidos estudaram durante dois anos os focos de doenças na fauna e na flora em relação aos mecanismos de mudança de temperatura ou de estação, suscetíveis de influir sobre elas.

"O que é surpreendente é o fato de estas epidemias sensíveis ao clima se apresentarem com tipos diferentes de patógenos - vírus, bactérias, fungos e parasitas - assim como uma grande diversidade de hóspedes, entre eles corais, ostras, plantas terrestres, pássaros e os seres humanos", destacou o principal autor do estudo, Drew Harvell, da Universidade de Cornell.

Os pesquisadores estudaram como as leves mudanças de temperatura influenciavam o desenvolvimento dos vírus, bactérias e outros elementos patógenos e os vetores de propagação de algumas doenças, tais como os mosquitos, os roedores, etc.

Com o aumento das temperaturas, estes portadores de doenças estendem seu território e afetam populações selvagens até então preservdas. Os invernos, cada vez mais suaves, não desempenham mais seu papel de limitador natural das populações de germes patógenos.
Os pesquisadores puderam estabelecer também que os desenvolvimentos das epidemias - a última em 1998 fez milhares de mortos entre as populações locais e o gado - estavam diretamente ligados ao aumento da umidade e das chuvas devido à atividade do fenômeno climático El Niño.

Da barreira de coral ao longo ds Austrália, tocada pela descoloração e vítima de parasitas, às ostras do Maine (nordeste dos Estados Unidos) infectadas por um protozoário (perkinsus), o fenômeno não poupa nenhuma espécie, previnem os autores.



http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=30062718&tid=5428944193947739549



AUTOR: DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Presença

Deixe seu recadinho