Seguidores


quarta-feira, 17 de março de 2010

Cientistas temem degelo de calotas polares

Cientistas dos Estados Unidos e da Europa temem uma desintegração em cadeia das geleiras da Groenlândia e da Antártica, fenômeno que elevaria o nível dos oceanos mais rápido do que o previsto hoje, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira nos Estados Unidos.
Segundo os pesquisadores, o derretimento observado nos últimos anos nas geleiras situadas na costa da Groenlândia e Antártica pode desestabilizar importantes massas glaciares e acelerar sua desintegração.
Essa hipótese não foi levada em conta nos modelos matemáticos de elevação das águas oceânicas, explicou um dos especialistas, Peter Clark, glaciologista da Universidade de Oregon, em artigo publicado na revista Science,/i>, na edição de 21 de outubro.
O derretimento de significativas camadas de gelo pode "fazer subir o nível dos oceanos muito mais e também mais rapidamente do que se prevê atualmente", avaliou Clark. A maior parte do aumento no nível dos oceanos prevista nos modelos matemáticos para os próximos 200 anos será conseqüência do derretimento das geleiras, sobretudo na Groenlândia, por causa do aquecimento global do planeta.
De acordo com este mesmo cenário, o fenômeno será compensado, em grande medida, pelo aumento das precipitações e acumulação de gelo na Antártica, explicou o cientista.

fonte:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI718350-EI299,00.html

Nenhum comentário:

Presença

Deixe seu recadinho